quarta-feira, 30 de julho de 2014

Mostra de vídeos: Na Memória e no Tempo


Praça São Francisco
Há quatro anos atrás, na cidade de Brasília -DF, no dia 01 de Agosto de 2010 a Praça São Francisco recebia o título de Patrimônio Mundial, concedido pela UNESCO. 
E para comemorar essa data tão especial a Casa do IPHAN em São Cristóvão, em parceria com a Casa Curta-SE traz a Mostra de Vídeos: Na Memória e No Tempo. Confira a Programação!

Ana Buarque de Hollanda, na época Ministra da Cultura entrega o certificado do Título de Patrimônio Mundial para o Governador Marcelo Déda

-->
PROGRAMAÇÃO

01/08/2014 - Local: Praça São Francisco - Horário: 20h
 Visita Virtual pela Praça São Francisco 
Uma visita na memória e no tempo deste espaço público tão repleto de beleza e tradição;

 Ave Maria ou mãe dos sertanejos- Camilo Cavalcante, 12´, Animação, Pernambuco
Um registro poético do imaginário popular do Sertão, às 18 horas, quando toca na rádio a Ave Maria, interpretada por Luiz Gonzaga.

Vida Maria - Márcio Ramos, 8´54´´, Animação,  Ceará.
Maria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece.

Dona Josefa: A guia das serras- Rita Simone, 15´, Documentário, Aracaju/SE
Um documentário sobre a figura icônica de Dona Josefa da Guia: parteira e guia espiritual da Serra, em Sergipe.

04/08/2014 - Local: Casa do IPHAN em São Cristóvão/SE - Horários: 9h as 11h e 14h as 16h

O Divino, De Repente –  Fábio Yamaji , 6´20´´– SP
Ubiraci Crispim de Freitas, personagem real conhecido por Divino, canta repentes e conta sua vida neste documentário animado com ficção experimental.
Além do live-action, várias técnicas artesanais de animação, sem uso de computador, compõem o filme: flipbook, desenho animado, rotoscopia, pixilation e stop motion.

Calango Lengo- Morte e vida sem ver água- Fernando Miller, 10´, Animação, São Paulo-SP
Calango Lengo, nordestino, tem que cumprir seu destino sem ter o que pôr no prato. Na seca não há outra sorte: viver fugindo da morte como foge o rato do gato.

O contador de filmes- Elinaldo Rodrigues, 15´, Documentário, João Pessoa-PB
O culto ao cinema sob a ótima de Ivan Cineminha, personagem que ganhou notoriedade pela cultura cinematográfica que desenvolveu de forma autodidata, anotando e memorizando informações sobre os filmes que assistiu, tornando-se uma espécie de enciclopédia ambulante do cinema. Filho de um antigo dono de cinema no sertão da Paraiba, ele volta à cidade natal para um reencontro com as suas raizes e nos permite compartilhar a paixão pela sétima arte.

05/08/2014 - Local: Casa do IPHAN em São Cristóvão/SE - Horários: 9h as 11h e 14h as 16h 

Histórias do Cariri Paraibano- Vinicius de Souza, 15´, Documentário. Aracaju/SE
Histórias do Cariri Paraibano é um curta metragem que trata de relatos de pessoas da região sobre assuntos relacionados com a cultura popular, como butija (dinheiro enterrado), sonhos, mistérios, visões, curandeiros e outras histórias e ensinamentos. 


O Brasil de Pero Vaz de Caminha- Bruno Laet, 17´40´´, Ficção, São Paulo.
Desencontro de 500 anos entre imagem e som. Uma voz estrangeira retrata um Brasil indígena. A imagem, uma colagem contemporânea. Um olhar atual revive o documento histórico? Ou seria um olhar antigo que desembarca no Brasil de hoje? Significados que se alteram para redescobrir o Brasil do século XXI.


Viagens de papel- Mauricio Gino, 6´, Animação/Ficção. Belo Horizonte
Ao folhear um album de retratos, um homem revive suas brincadeiras de infância e lembra de um aviãozinho de papel, com o qual viajara em sua própria imaginação.

ATENÇÃO! PROFESSORES PODEM AGENDAR EXIBIÇÃO DOS VIDEOS PARA A SUA TURMA! 

Parceiros:
Casa Curta-SE
Igreja Nª Srª da Vitória
Museu de Histórico de Sergipe
SUBPAC