sexta-feira, 24 de abril de 2015

Cartilha de orientação para divulgação do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade


Cartilha de orientação para divulgação do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 28ª Edição – 2015.

v  Proposta de divulgação
Com o intuito de reforçar a implementação de uma política de comunicação participativa, o Departamento de Articulação e Fomento (DAF), localizado na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília, criou esta cartilha com algumas orientações para auxiliar na divulgação do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade (PRMFA) 28ª Edição, em âmbito local. A ideia é disseminar a política cultural do Prêmio, envolver as superintendências, escritórios, casas do patrimônio e demais unidades do Iphan, num esforço de mobilizar a sociedade civil. 

Para isso, seguem algumas informações sobre como trabalhar textos, conteúdos para as redes sociais, canais de informação e algumas estratégias para que as informações cheguem à sociedade de maneira educativa e efetiva. 

v  Textos 

       Releases
Os principais textos a serem trabalhados são os que, na linguagem jornalística, denominam-se releases. Os releases são textos, informativos e trabalhados junto à imprensa, o que não impossibilita de serem enviados às universidades, fundações e parceiros. Assim orientamos disseminar o conteúdo para a imprensa e demais redes (universidades, secretarias de governo, institutos, ONGs e outros), com as quais a unidade possui relacionamento. 

Os releases do PRMFA, que serão produzidos nas diversas etapas da premiação pela Assessoria de Comunicação do Iphan, lotada no DAF, serão enviados às superintendências, unidades e àqueles que solicitarem e tiverem interesse em divulgar o Prêmio. Com isso, objetivamos informar a sociedade sobre a existência da premiação e fazer com que, cada vez mais, essa tenha seu formato pautado na diversidade e na participação social.  

       Matérias 
Além dos releases, pretende-se produzir outros textos mais elaborados que irão abordar temáticas como Educação Patrimonial, Políticas Culturais, Histórico do Prêmio etc. Esses também serão distribuídos às unidades do Iphan, via e-mail. 

Aquelas unidades que tenham contatos com a imprensa ou outros canais e queiram enviar os releases, orientamos que o texto seja colado no corpo do e-mail com foto, para que facilite o trabalho do jornalista ou terceiro. Também, podem ser publicados, livremente, em blogs, sites administrados pelas unidades e demais plataformas de comunicação. 
  
v Redes Sociais 
As redes sociais são importantes instrumentos de mobilização e disseminação de informações. Conteúdos como fotos, vídeos e textos publicados no site e nas mídias sociais oficiais do Iphan podem ser compartilhados de maneira livre.

Os endereços das redes do Iphan são: 




 Para maior alcance da notícia, orientamos colocar como imagem a arte gráfica oficial do Prêmio 28ª Edição, que este ano, é uma pintura do paisagista e artista Roberto Burle Marx, referente a efeméride Rio 450 Anos – Patrimônio Mundial Paisagem Cultural Urbana. A imagem está em anexo. 

Aqueles que possuem contas no Facebook e no Twitter podem mobilizar suas redes pessoais com os conteúdos citados acima, usando Hashtag. A hashtag é um elemento de identificação e localização utilizado nas redes sociais com o símbolo # acrescentado de uma temática, que tem o fim de mobilizar e chamar atenção sobre o assunto. Assim, orienta-se que se utilize nas redes sociais os conteúdos acrescidos das hashtags #PrêmioRodrigo2015Iphan;
#PremiaçãoIphan; e outras relacionadas com a temática do Prêmio.

Os textos para as redes sociais devem ter um padrão curto e estar acompanhados de links para que o leitor obtenha mais informações. Assim, após noticiar a premiação, é recomendável que tenha um link para que o leitor acesse a matéria na íntegra. 
  
Exemplo: 


  •  YouTube 

 No canal do Iphan no YouTube estão disponibilizados vídeos sobre as ações vencedoras em 2014. Esses podem ser compartilhados para que o público conheça as iniciativas do Prêmio e as características dos projetos. 

Link para o canal do Iphan no YouTube: https://www.youtube.com/user/iphangovbr

Link para o vídeo do Prêmio: https://www.youtube.com/watch?v=6CfjSvfgTuE

v Revista 

Em 2014, foi produzida uma edição ampliada da Revista Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. Foram publicadas grandes reportagens e ensaios, objetivando difundir o Prêmio e ainda disponibilizar uma publicação com viés mais educativo.  

A revista pode ser acessada on-line no link http://bit.ly/1xMeCm1
   
v Procedimentos – Assessoria de Comunicação (Ascom)

A assessoria de comunicação (Ascom) do Iphan está lotada em Brasília, no
Departamento de Articulação e Fomento. Ela é responsável pela difusão de atividades, projetos, ações e das frentes de atuação do Instituto junto aos meios de comunicação e à sociedade civil. O intuito é difundir a imagem do Iphan nas diversas esferas sociais, buscando os diversos meios disponíveis, da grande imprensa às redes alternativas, possibilitando a diversidade de discursos e de participação.   
Com isso, a política de comunicação do Iphan procura estar aliada a uma proposta educomunicativa, fornecendo conteúdos elaborados, visando difundir e promover a preservação patrimonial.  

A assessoria tem entre suas atribuições articular a divulgação do Prêmio na mídia. Dessa maneira, as unidades que necessitarem de auxílio no contato com a imprensa local ou que receberem uma demanda de imprensa para falar sobre o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade devem procurar, primeiramente, a assessoria de comunicação, que está disponível para atender as unidades do Iphan. A Ascom indicará as fontes (entrevistados) para falar junto à imprensa. 

Com o apoio de todos, busca-se criar uma rede articulada e colaborativa para alcançarmos o objetivo de disseminar de maneira efetiva a imagem do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade como uma política cultural na área de patrimônio cultural. 

Abaixo seguem os contatos:

v  E-mail 

Há um e-mail para que os interessados enviem possíveis dúvidas. Esse endereço é indicado para dúvidas referentes ao edital e prazos. 
premio.prmfa@iphan.gov.br

Os e-mails para atender demandas da imprensa e de outras instituições que solicitem textos, vídeos ou entrevistas são: 
comunicacao@iphan.gov.br gabriela.feitosa@iphan.gov.br 
iris.santos@iphan.gov.br

 
v  Telefones para contato


(61) 2024-5463           

(61) 2024-5461
(61) 2024-5462